Campo Harmônico
Campo Harmônico é o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica. Também pode ser chamado de estrutura tonal visto que o desenvolvimento da harmonia está inteiramente ligado ao aparecimento e desenvolvimento do conceito de tonalidade.
Índice[esconder] |
[editar] Melodia
As melodias são feitas dentro de um contexto em que existe um centro tonal indicando uma harmonia e uma escala. Os acordes sugeridos pela melodia estão contidos no que se chama campo harmônico.
[editar] Acordes
Para montar o campo harmônico é necessário conhecermos os intervalos (explicado abaixo) e as notas da escala. Cada acorde é formado basicamente por três notas (tríade), a primeira, a terceira e a quinta notas da escala. Tomando como exemplo a escala de dó maior - dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó -, o acorde terá as notas dó, mi e sol. A primeira nota (dó) dá nome ao acorde, a terceira (mi) o classifica em maior ou menor - a escala maior forma o acorde maior e a menor o acorde menor (no exemplo dado, - dó, mi, sol - o acorde é dó maior); e a quinta nota o classifica em aumentado ou diminuto, no caso de escala aumentada ou diminuta.
[editar] Tríades
Intervalos para um acorde maior, exemplo: C
dois tons da tônica para a terça (de C para E) um tom e meio da terça para a quinta (de E para G)
Intervalos para um acorde menor, exemplo: Dm
um tom e meio da tônica para a terça (de D para F) dois tons da terça para quinta (de F para A)
Intervalos para um acorde aumentado, exemplo: F+
dois tons da tônica para a terça (de fá para lá) dois tons da terça para a quinta (de lá para dó sustenido)
Intervalos para um acorde diminuto, exemplo: E°
um tom e meio da tônica para a terça (de mi para sol) um tom e meio da terça para quinta (de sol para si bemol)
[editar] Graus da escala
Cada uma das notas da escala gera um acorde e o resultado são sete acordes, que, de acordo com os conceitos da harmonia funcional, a primeira nota (tendo ainda como exemplo a escala de dó maior), dó, é o 1º Grau (tônica); ré, o 2º Grau (supertônica); mi, o 3º Grau (mediante); fá, o 4º Grau (subdominante); sol, o 5º Grau (dominante); lá, o 6º Grau (superdominante); e si, o 7º Grau (sensível). A menor distância de uma a outra nota é o semitom. Dois semitons formam a distância de um tom; três semitons formam a distância de um tom e meio; quatro semitons formam dois tons; etc. A distância entre uma nota e outra é chamada de interválo, e os interválos que formam a escala são os de semitom, de tom e de um tom e meio.
[editar] Escalas
Assim os interválos da escala maior (para exemplo em dó as notas são: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó) são:
Tom: de dó para ré, de ré para mi, de fá para sol, de sol para lá, de lá para si;
Semitom: de mi para fá e de si para dó.
Da escala menor (para exemplo em lá as notas são: lá, si, dó, ré, mi, fá, sol e lá):
Tom: de lá para si, de dó para ré, de ré para mi, de fá para sol, de sol para lá;
Semitom: de si para dó e de mi para fá.
Da escala menor harmônica (é a escala menor com o sétimo grau um semitom acima - para exemplo em lá as notas são: lá, si, dó, ré, mi, fá, sol# e lá):
Tom: de lá para si, de dó para ré e de ré para mi;
Semitom: de si para dó e de mi para fá, de sol# para lá;
Um tom e meio: de fá para sol#.
Da escala menor melódica (é a escala menor com o sexto e o sétimo graus um semitom acima - para exemplo em lá as notas são: lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol# e lá):
tom: de lá para si, de dó para ré, de ré para mi, de mi para fá# e de fá# para sol#;
semitom: de si para dó e de sol# para lá.
[editar] Cifras
Maiores:
C = dó maior
D = ré maior
E = mi maior
F = fá maior
G = sol maior
A = lá maior
B = si maior
Menores:
Cm = dó menor
Dm = ré menor
Em = mi menor
Fm = fá menor
Gm = sol menor
Am = lá menor
Bm = si menor
Aumentados:
C+ = dó aumentado
D+ = ré aumentado
E+ = mi aumentado
F+ = fá aumentado
G+ = sol aumentado
A+ = lá aumentado
B+ = si aumentado
Diminutos:
C° = dó diminuto
D° = ré diminuto
E° = mi diminuto
F° = fá diminuto
G° = sol diminuto
A° = lá diminuto
B° = si diminuto
[editar] Sinal Sustenido e Bemol
O sustenido eleva a entoação da nota em um semitom e o bemol abaixa a entoação da nota em um semitom. São colocados à direita da cifra.
Exemplo:
C# (lê-se dó sustenido maior)
Eb° (lê-se mi bemol diminuto)
[editar] Campo Harmônico da Escala Maior
Os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão a ordem:
1º grau: sempre maior. ex: C
2º grau: sempre menor. ex: Dm
3º grau: sempre menor. ex: Em
4º grau: sempre maior. ex: F
5º grau: sempre maior. ex: G
6º grau: sempre menor. ex: Am
7º grau: sempre tipo diminuto. ex: Bm5-
Bemol
Tom de C
C Dm Em F G Am B° C
Tom de F
F Gm Am Bb C Dm Em5- F
Tom de Bb
Bb Cm Dm Eb F Gm Am5- Bb
Tom de Eb
Eb Fm Gm Ab Bb Cm Dm5- Eb
Tom de Ab
Ab Bbm Cm Db Eb Fm Gm5- Ab
Tom de Db
Db Ebm Fm Gb Ab Bbm C° Db
Tom de Gb
Gb Abm Bbm Cb Db Ebm Fm5- Gb
Tom de Cb
Cb Dbm Ebm Fb Gb Abm Bbm5- Cb
Sustenido
Tom de C
C Dm Em F G Am Bm5- C
Tom de G
G Am Bm C D Em F#m5- G
Tom de D
D Em F#m G A Bm C#m5- D
Tom de A
A Bm C#m D E F#m G#m5- A
Tom de E
E F#m G#m A B C#m D#m5- E
Tom de B
B C#m D#m E F# G#m A#m5- B
Tom de F#
F# G#m A#m B C# D#m E#m5- F#
Tom de C#
C# D#m E#m F# G# A#m B#m5-° C#
[editar] Campo Harmônico da Escala Menor
Os acordes formados no campo harmônico menor sempre seguirão a ordem:
1º grau: sempre menor. ex: Am
2º grau: sempre tipo diminuto. ex: Bm5-
3º grau: sempre maior. ex: C
4º grau: sempre menor. ex: Dm
5º grau: sempre menor. ex: Em
6º grau: sempre maior. ex: F
7º grau: sempre maior. ex: G
Bemol
Tom de Am
Am Bm5- C Dm Em F G Am
Tom de Dm
Dm Em5- F Gm Am Bb C Dm
Tom de Gm
Gm Am5- Bb Cm Dm Eb F Gm
Tom de Cm
Cm Dm5- Eb Fm Gm Ab Bb Cm
Tom de Fm
Fm Gm5- Ab Bbm Cm Db Eb Fm
Tom de Bbm
Bbm Cm5- Db Ebm Fm Gb Ab Bm
Tom de Ebm
Ebm Fm5- Gb Abm Bbm Cb Db Em
Tom de Abm
Abm Bbm5- Cb Dbm Ebm Fb Gb Am
Sustenido
Tom de Am
Am Bm5- C Dm Em F G Am
Tom de Em
Em F#m5- G Am Bm C D Em
Tom de Bm
Bm C#m5- D Em F#m G A Bm
Tom de F#m
F#m G#m5- A Bm C#m D E F#m
Tom de C#m
C#m D#m5- E F#m G#m A B C#m
Tom de G#m
G#m A#m5- B C#m D#m E F# G#m
Tom de D#m
D#m E#m5- F# G#m A#m B C# D#m
Tom de A#m
A#m B#m5- C# D#m E#m F# G# A#m
[editar] Campo Harmônico da Escala Menor Harmônica
Os acordes formados no campo harmônico da escala menor harmônica sempre seguirão a ordem:
1º grau: sempre menor. ex: Am
2º grau: sempre diminuto. ex: B°
3º grau: sempre aumentado. ex: C+
4º grau: sempre menor. ex: Dm
5º grau: sempre maior. ex: E
6º grau: sempre maior. ex: F
7º grau: sempre diminuto. ex: G#°
Bemol
Tom de Am
Am B° C+ Dm E F G#° Am
Tom de Dm
Dm E° F+ Gm A Bb C#° Dm
Tom de Gm
Gm A° Bb+ Cm D Eb F#° Gm
Tom de Cm
Cm D° Eb+ Fm G Ab B° Cm
Tom de Fm
Fm G° Ab+ Bbm C Db E° Fm
Tom de Bbm
Bbm C° Db+ Ebm F Gb A° Bm
Tom de Ebm
Ebm F° Gb+ Abm Bb Cb D° Em
Tom de Abm
Abm Bb° Cb+ Dbm Eb Fb G° Am
Sustenido
Tom de Am
Am B° C+ Dm E F G#° Am
Tom de Em
Em F#° G+ Am B C D#° Em
Tom de Bm
Bm C#° D+ Em F# G A#° Bm
Tom de F#m
F#m G#° A+ Bm C# D E#° F#m
Tom de C#m
C#m D#° E+ F#m G# A B#° C#m
Tom de G#m
G#m A#° B+ C#m D# E Fx° (G°) G#m
Tom de D#m
D#m E#° F#+ G#m A# B Cx° (D°) D#m
Tom de A#m
A#m B#° C#+ D#m E# F# Gx° (A°) A#m
[editar] Campo Harmônico da Escala Menor Melódica
Os acordes formados no campo harmônico da escala menor melódica sempre seguirão a ordem:
1º grau: sempre menor. ex: Am
2º grau: sempre menor. ex: Bm
3º grau: sempre aumentado. ex: C+
4º grau: sempre maior. ex: D
5º grau: sempre maior. ex: E
6º grau: sempre menor. ex: F#m
7º grau: sempre diminuto. ex: G#°
Bemol
Tom de Am
Am Bm C+ D E F#m G#° Am
Tom de Dm
Dm Em F+ G A Bm C#° Dm
Tom de Gm
Gm Am Bb+ C D Em F#° Gm
Tom de Cm
Cm Dm Eb+ F G Am B° Cm
Tom de Fm
Fm Gm Ab+ Bb C Dm E° Fm
Tom de Bbm
Bbm Cm Db+ Eb F Gm A° Bbm
Tom de Ebm
Ebm Fm Gb+ Ab Bb Cm D° Ebm
Tom de Abm
Abm Bbm Cb+ Db Eb Fm G° Abm
Sustenido
Tom de Am
Am Bm C+ D E F#m G#° Am
Tom de Em
Em F#m G+ A B C#m D#° Em
Tom de Bm
Bm C#m D+ E F# G#m A#° Bm
Tom de F#m
F#m G#m A+ B C# D#m E#° F#m
Tom de C#m
C#m D#m E+ F# G# A#m B#° C#m
Tom de G#m
G#m A#m B+ C# D# E#m Fx° (G°) G#m
Tom de D#m
D#m E#m F#+ G# A# B#m Cx° (D°) D#m
Tom de A#m
A#m B#m C#+ D# E# F#m Gx° (A°) A#m