Campo Harmônico

Campo Harmônico é o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica. Também pode ser chamado de estrutura tonal visto que o desenvolvimento da harmonia está inteiramente ligado ao aparecimento e desenvolvimento do conceito de tonalidade.

Índice

[esconder]

[editar] Melodia

As melodias são feitas dentro de um contexto em que existe um centro tonal indicando uma harmonia e uma escala. Os acordes sugeridos pela melodia estão contidos no que se chama campo harmônico.

[editar] Acordes

Para montar o campo harmônico é necessário conhecermos os intervalos (explicado abaixo) e as notas da escala. Cada acorde é formado basicamente por três notas (tríade), a primeira, a terceira e a quinta notas da escala. Tomando como exemplo a escala de dó maior - dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó -, o acorde terá as notas dó, mi e sol. A primeira nota (dó) dá nome ao acorde, a terceira (mi) o classifica em maior ou menor - a escala maior forma o acorde maior e a menor o acorde menor (no exemplo dado, - dó, mi, sol - o acorde é dó maior); e a quinta nota o classifica em aumentado ou diminuto, no caso de escala aumentada ou diminuta.

[editar] Tríades

Intervalos para um acorde maior, exemplo: C

dois tons da tônica para a terça (de C para E) um tom e meio da terça para a quinta (de E para G)


Intervalos para um acorde menor, exemplo: Dm

um tom e meio da tônica para a terça (de D para F) dois tons da terça para quinta (de F para A)


Intervalos para um acorde aumentado, exemplo: F+

dois tons da tônica para a terça (de fá para lá) dois tons da terça para a quinta (de lá para dó sustenido)


Intervalos para um acorde diminuto, exemplo: E°

um tom e meio da tônica para a terça (de mi para sol) um tom e meio da terça para quinta (de sol para si bemol)

[editar] Graus da escala

Cada uma das notas da escala gera um acorde e o resultado são sete acordes, que, de acordo com os conceitos da harmonia funcional, a primeira nota (tendo ainda como exemplo a escala de dó maior), dó, é o 1º Grau (tônica); ré, o 2º Grau (supertônica); mi, o 3º Grau (mediante); fá, o 4º Grau (subdominante); sol, o 5º Grau (dominante); lá, o 6º Grau (superdominante); e si, o 7º Grau (sensível). A menor distância de uma a outra nota é o semitom. Dois semitons formam a distância de um tom; três semitons formam a distância de um tom e meio; quatro semitons formam dois tons; etc. A distância entre uma nota e outra é chamada de interválo, e os interválos que formam a escala são os de semitom, de tom e de um tom e meio.

[editar] Escalas

Assim os interválos da escala maior (para exemplo em dó as notas são: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó) são:

Tom: de dó para ré, de ré para mi, de fá para sol, de sol para lá, de lá para si;

Semitom: de mi para fá e de si para dó.


Da escala menor (para exemplo em lá as notas são: lá, si, dó, ré, mi, fá, sol e lá):

Tom: de lá para si, de dó para ré, de ré para mi, de fá para sol, de sol para lá;

Semitom: de si para dó e de mi para fá.


Da escala menor harmônica (é a escala menor com o sétimo grau um semitom acima - para exemplo em lá as notas são: lá, si, dó, ré, mi, fá, sol# e lá):

Tom: de lá para si, de dó para ré e de ré para mi;

Semitom: de si para dó e de mi para fá, de sol# para lá;

Um tom e meio: de fá para sol#.


Da escala menor melódica (é a escala menor com o sexto e o sétimo graus um semitom acima - para exemplo em lá as notas são: lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol# e lá):

tom: de lá para si, de dó para ré, de ré para mi, de mi para fá# e de fá# para sol#;

semitom: de si para dó e de sol# para lá.

[editar] Cifras

Maiores:

C = dó maior

D = ré maior

E = mi maior

F = fá maior

G = sol maior

A = lá maior

B = si maior


Menores:

Cm = dó menor

Dm = ré menor

Em = mi menor

Fm = fá menor

Gm = sol menor

Am = lá menor

Bm = si menor


Aumentados:

C+ = dó aumentado

D+ = ré aumentado

E+ = mi aumentado

F+ = fá aumentado

G+ = sol aumentado

A+ = lá aumentado

B+ = si aumentado


Diminutos:

C° = dó diminuto

D° = ré diminuto

E° = mi diminuto

F° = fá diminuto

G° = sol diminuto

A° = lá diminuto

B° = si diminuto

[editar] Sinal Sustenido e Bemol

O sustenido eleva a entoação da nota em um semitom e o bemol abaixa a entoação da nota em um semitom. São colocados à direita da cifra.

Exemplo:

C# (lê-se dó sustenido maior)

Eb° (lê-se mi bemol diminuto)

[editar] Campo Harmônico da Escala Maior

Os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão a ordem:

1º grau: sempre maior. ex: C

2º grau: sempre menor. ex: Dm

3º grau: sempre menor. ex: Em

4º grau: sempre maior. ex: F

5º grau: sempre maior. ex: G

6º grau: sempre menor. ex: Am

7º grau: sempre tipo diminuto. ex: Bm5-

 


Bemol

Tom de C

C Dm Em F G Am B° C


Tom de F

F Gm Am Bb C Dm Em5- F


Tom de Bb

Bb Cm Dm Eb F Gm Am5- Bb


Tom de Eb

Eb Fm Gm Ab Bb Cm Dm5- Eb


Tom de Ab

Ab Bbm Cm Db Eb Fm Gm5- Ab


Tom de Db

Db Ebm Fm Gb Ab Bbm C° Db


Tom de Gb

Gb Abm Bbm Cb Db Ebm Fm5- Gb


Tom de Cb

Cb Dbm Ebm Fb Gb Abm Bbm5- Cb

 

Sustenido

Tom de C

C Dm Em F G Am Bm5- C


Tom de G

G Am Bm C D Em F#m5- G


Tom de D

D Em F#m G A Bm C#m5- D


Tom de A

A Bm C#m D E F#m G#m5- A


Tom de E

E F#m G#m A B C#m D#m5- E


Tom de B

B C#m D#m E F# G#m A#m5- B


Tom de F#

F# G#m A#m B C# D#m E#m5- F#


Tom de C#

C# D#m E#m F# G# A#m B#m5-° C#

[editar] Campo Harmônico da Escala Menor

Os acordes formados no campo harmônico menor sempre seguirão a ordem:

1º grau: sempre menor. ex: Am

2º grau: sempre tipo diminuto. ex: Bm5-

3º grau: sempre maior. ex: C

4º grau: sempre menor. ex: Dm

5º grau: sempre menor. ex: Em

6º grau: sempre maior. ex: F

7º grau: sempre maior. ex: G

 

Bemol

Tom de Am

Am Bm5- C Dm Em F G Am


Tom de Dm

Dm Em5- F Gm Am Bb C Dm


Tom de Gm

Gm Am5- Bb Cm Dm Eb F Gm


Tom de Cm

Cm Dm5- Eb Fm Gm Ab Bb Cm


Tom de Fm

Fm Gm5- Ab Bbm Cm Db Eb Fm


Tom de Bbm

Bbm Cm5- Db Ebm Fm Gb Ab Bm


Tom de Ebm

Ebm Fm5- Gb Abm Bbm Cb Db Em


Tom de Abm

Abm Bbm5- Cb Dbm Ebm Fb Gb Am

 

Sustenido

Tom de Am

Am Bm5- C Dm Em F G Am


Tom de Em

Em F#m5- G Am Bm C D Em


Tom de Bm

Bm C#m5- D Em F#m G A Bm


Tom de F#m

F#m G#m5- A Bm C#m D E F#m


Tom de C#m

C#m D#m5- E F#m G#m A B C#m


Tom de G#m

G#m A#m5- B C#m D#m E F# G#m


Tom de D#m

D#m E#m5- F# G#m A#m B C# D#m


Tom de A#m

A#m B#m5- C# D#m E#m F# G# A#m

[editar] Campo Harmônico da Escala Menor Harmônica

Os acordes formados no campo harmônico da escala menor harmônica sempre seguirão a ordem:

1º grau: sempre menor. ex: Am

2º grau: sempre diminuto. ex: B°

3º grau: sempre aumentado. ex: C+

4º grau: sempre menor. ex: Dm

5º grau: sempre maior. ex: E

6º grau: sempre maior. ex: F

7º grau: sempre diminuto. ex: G#°


Bemol

Tom de Am

Am B° C+ Dm E F G#° Am


Tom de Dm

Dm E° F+ Gm A Bb C#° Dm


Tom de Gm

Gm A° Bb+ Cm D Eb F#° Gm


Tom de Cm

Cm D° Eb+ Fm G Ab B° Cm


Tom de Fm

Fm G° Ab+ Bbm C Db E° Fm


Tom de Bbm

Bbm C° Db+ Ebm F Gb A° Bm


Tom de Ebm

Ebm F° Gb+ Abm Bb Cb D° Em


Tom de Abm

Abm Bb° Cb+ Dbm Eb Fb G° Am


Sustenido

Tom de Am

Am B° C+ Dm E F G#° Am


Tom de Em

Em F#° G+ Am B C D#° Em


Tom de Bm

Bm C#° D+ Em F# G A#° Bm


Tom de F#m

F#m G#° A+ Bm C# D E#° F#m


Tom de C#m

C#m D#° E+ F#m G# A B#° C#m


Tom de G#m

G#m A#° B+ C#m D# E Fx° (G°) G#m


Tom de D#m

D#m E#° F#+ G#m A# B Cx° (D°) D#m


Tom de A#m

A#m B#° C#+ D#m E# F# Gx° (A°) A#m

[editar] Campo Harmônico da Escala Menor Melódica

Os acordes formados no campo harmônico da escala menor melódica sempre seguirão a ordem:

1º grau: sempre menor. ex: Am

2º grau: sempre menor. ex: Bm

3º grau: sempre aumentado. ex: C+

4º grau: sempre maior. ex: D

5º grau: sempre maior. ex: E

6º grau: sempre menor. ex: F#m

7º grau: sempre diminuto. ex: G#°

 

Bemol

Tom de Am

Am Bm C+ D E F#m G#° Am


Tom de Dm

Dm Em F+ G A Bm C#° Dm


Tom de Gm

Gm Am Bb+ C D Em F#° Gm


Tom de Cm

Cm Dm Eb+ F G Am B° Cm


Tom de Fm

Fm Gm Ab+ Bb C Dm E° Fm


Tom de Bbm

Bbm Cm Db+ Eb F Gm A° Bbm


Tom de Ebm

Ebm Fm Gb+ Ab Bb Cm D° Ebm


Tom de Abm

Abm Bbm Cb+ Db Eb Fm G° Abm


Sustenido

Tom de Am

Am Bm C+ D E F#m G#° Am


Tom de Em

Em F#m G+ A B C#m D#° Em


Tom de Bm

Bm C#m D+ E F# G#m A#° Bm


Tom de F#m

F#m G#m A+ B C# D#m E#° F#m


Tom de C#m

C#m D#m E+ F# G# A#m B#° C#m


Tom de G#m

G#m A#m B+ C# D# E#m Fx° (G°) G#m


Tom de D#m

D#m E#m F#+ G# A# B#m Cx° (D°) D#m


Tom de A#m

A#m B#m C#+ D# E# F#m Gx° (A°) A#m